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Transporte de Artigos Perigosos
Conheça mais sobre o transporte de artigos perigosos pela GOLLOG
Estamos homologados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para o transporte de artigos considerados perigosos conforme definição da ONU (Organização das Nações Unidas).
Sobre os itens restritos
São restritos objetos ou substâncias capazes de representar perigo à saúde, à segurança operacional, aos bens ou ao meio ambiente, que estejam presentes na lista de artigos perigosos da ANAC/IATA, especialmente: explosivos, gases (inflamáveis, não inflamáveis, não tóxicos e tóxicos), líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea, substâncias que emitam gases inflamáveis em contato com a água e material radioativo.
Conheça as classes homologadas para transporte pela GOLLOG
Seguem as 9 classes de risco. As classes 1, 2, 3, 4 e 7, com risco primário ou secundário, não serão aceitas para transporte sem prévia aprovação da GOLLOG.
Classe 1 - Explosivos (pólvora, dinamites, entre outros);
Classe 2 - Gases (nitrogênio, spray, entre outros);
Classe 3 - Líquidos inflamáveis (gasolina, tinta, entre outros);
Classe 4 - Sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea e substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis (enxofre, sódio metálico, entre outros);
Classe 5 - Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos (água oxigenada, entre outros);
Classe 6 - Substâncias tóxicas e infecciosas (cloro, amônia, defensivos agrícolas, entre outros);
Classe 7 - Material radioativo (césio, urânio, cobalto , rádio fármacos, entre outros);
Classe 8 - Corrosivos (ácidos, baterias, entre outros);
Classe 9 - Diversos (gelo seco, produtos magnéticos, entre outros).
Teste de Embalagem
Referente a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Teste de Embalagem para o transporte aéreo de:
- Artigos perigosos em quantidades limitadas;
- Artigos perigosos em quantidades excetuadas;
- Artigos perigosos infectantes da Classe 6, Divisão 6.2, Categoria B (UN 3373).
Seguir as instruções de teste de embalagem disponibilizado no Site:
Confira aqui
Transporte de baterias
- Transporte aéreo seguro de baterias de lítio e sódio com a GOLLOG
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Na GOLLOG, priorizamos a segurança e a conformidade no transporte de seus produtos, especialmente quando se trata de baterias de lítio e sódio. Essas baterias alimentam muitos dos dispositivos atuais, mas seu transporte aéreo exige o cumprimento rigoroso dos regulamentos devido aos riscos potenciais.
- Visão geral das baterias de lítio e sódio
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As baterias de lítio, incluindo os tipos de íon lítio e lítio metálico, são amplamente usadas em eletrônicos como smartphones, notebooks, veículos elétricos e ferramentas elétricas. Elas são valorizadas por sua alta densidade de energia, design leve e capacidade de manter a carga ao longo do tempo. As baterias de íon lítio são recarregáveis, enquanto as baterias de lítio metálico geralmente não são recarregáveis e são usadas em aplicações especializadas, como placas eletrônicas, relógios, entre outros.
As baterias à base de sódio, como as de íon sódio, estão surgindo como alternativas às baterias de lítio. Elas são usadas em sistemas de armazenamento de energia e em alguns veículos elétricos, aproveitando a abundância e o baixo custo do sódio. As baterias de sódio são menos comuns, mas estão ganhando força devido aos seus benefícios ambientais e ao potencial para aplicações em larga escala.
Ambos os tipos de baterias são essenciais para a tecnologia moderna, mas exigem um manuseio cuidadoso durante o transporte aéreo para garantir a segurança e a conformidade com as normas internacionais, como as estabelecidas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em âmbito nacional.
2.1- Motivo de preocupação
O transporte aéreo de baterias de lítio e sódio apresenta riscos específicos que exigem medidas de segurança rigorosas:
- Risco de incêndio e fuga térmica (baterias de lítio): As baterias de lítio podem superaquecer, pegar fogo ou explodir se forem danificadas, sofrerem curto-circuito ou forem expostas a altas temperaturas. Pode ocorrer um fenômeno chamado "fuga térmica", em que uma célula de bateria gera calor e gases rapidamente, podendo inflamar materiais próximos. Esse risco é maior no espaço confinado de uma aeronave, onde o combate desse incêndio é especialmente difícil.
- Instabilidade química (baterias de sódio): As baterias de sódio, embora geralmente menos voláteis do que as de lítio, ainda podem apresentar riscos. Por exemplo, as baterias de íon de sódio podem conter materiais reativos que podem vazar ou incendiar-se sob determinadas condições, como danos físicos ou exposição à umidade.
- Aspecto regulatório: Ambos os tipos de baterias são classificados como artigos perigosos de acordo com as regulamentações. O acondicionamento, a rotulagem ou a documentação inadequada podem resultar em atrasos, multas ou incidentes de segurança.
- Fatores ambientais e de manuseio: O transporte aéreo expõe as baterias a baixas pressões, flutuações de temperatura e vibrações. Essas condições podem aumentar os riscos, especialmente no caso de baterias embaladas de forma inadequada ou não declaradas nas remessas, aumentando a probabilidade de incidentes.
- A GOLLOG tem o compromisso de orientá-lo nesses desafios. Seguindo nossos protocolos de segurança e regulamentos, garantimos que suas remessas de baterias de lítio e sódio sejam manuseadas com o máximo cuidado, protegendo sua carga e todos os envolvidos no processo de transporte.
- Por que a GOLLOG não transporta equipamentos usados com baterias de lítio e sódio?
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Na GOL, a segurança é nosso valor número 1. Embora equipamentos usados alimentados por baterias de lítio ou sódio possam parecer sem danos ou defeitos, não transportamos esses itens por via aérea devido aos riscos potenciais que eles representam. Mesmo que não haja danos visíveis, as baterias usadas podem apresentar desgaste interno, degradação ou falhas não detectadas que aumentam o risco de incêndio, vazamento ou fuga térmica durante o transporte aéreo.
As baterias usadas, mesmo aquelas em equipamentos, são mais difíceis de avaliar quanto à segurança porque seu histórico como ciclos de carga, condições de armazenamento ou manuseio anterior, geralmente é desconhecida. Essa incerteza torna difícil garantir a conformidade com os regulamentos, que priorizam a segurança dos passageiros, da tripulação e da carga.
Como diversas companhias, a GOL adotou uma política de não transportar equipamentos usados que contenham baterias de lítio ou sódio para eliminar esses riscos e garantir total conformidade com as regulamentações. Essa abordagem está alinhada com práticas da indústria.
Agradecemos por entender nosso compromisso de manter suas remessas seguras. Para obter mais informações ou assistência, entre em contato com a equipe de suporte da GOLLOG, a CRC.
- Sobre o transporte das baterias ou equipamentos
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A GOLLOG transporta todos os tipos de baterias e equipamentos alimentados por baterias de lítio e sódio, desde que novas e permitidas pelas regulamentações e órgãos reguladores (ANAC e ICAO) e certificadores (IATA).
Baixe nosso guia para entender sobre informações essenciais para ajudá-lo a preparar e enviar essas baterias com segurança com a GOLLOG.
- Como transportar células ou baterias conforme Seção II
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É importante ressaltar que os equipamentos contendo ou embalados com células ou baterias de íon lítio, lítio metálico e íon sódio, que podem ser classificadas e transportadas de acordo com a Seção II de suas instruções de embalagens, não são isentas no transporte aéreo, mas sim não totalmente reguladas. Desta forma, são dispensadas de alguns requisitos. Ainda assim, são consideradas artigos perigosos da classe 9 e requerem cuidados.
Os seguintes tipos podem ser transportados de acordo com a Seção II de suas instruções de embalagem:
- Baterias de íon lítio, contidas em equipamento, UN 3481, Instrução de embalagem 967
- Baterias de íon lítio, embaladas com equipamento, UN 3481, Instrução de embalagem 966
- Baterias de lítio metálico, contidas em equipamento, UN 3091, Instrução de embalagem 970
- Baterias de lítio metálico, embaladas com equipamento, UN 3091, Instrução de embalagem 969
- Baterias de íon sódio, contidas em equipamento, UN 3552, Instrução de embalagem 978
- Baterias de íon sódio, embaladas com equipamento, UN 3552, Instrução de embalagem 977
Para os tipos "embaladas com equipamento" das instruções de embalagem 966, 970 e 977, o número de células ou baterias em cada embalagem não deve exceder o número requerido para a operação normal do equipamento, mais dois conjuntos sobressalentes. Um "conjunto" de células ou baterias é o número de células ou baterias requeridas para alimentar o equipamento.
Cada bateria ou célula deve ser protegida contra curto-circuito e colocada em uma embalagem interna que envolva completamente a bateria ou célula e, em seguida, colocada em uma embalagem externa rígida e resistente.
Um Documento de transporte para Baterias de Lítio ou Sódio conforme Seção II deve ser preenchido e entregue à GOLLOG.
Para a seção II não é exigido o preenchimento da Declaração do Expedidor para Artigos Perigosos (Shipper’s Declaration).
A marcação de bateria não é requerida para embalagens preparadas conforme instruções 967, 970 e 978 se e quando:
- contiver apenas baterias tipo botão instaladas em equipamentos (incluindo placas de circuito);
- para remessas de duas embalagens ou menos, em que cada embalagem contenha no máximo quatro células ou duas baterias instaladas em equipamentos; ou
- data loggers ou dispositivos de localização em funcionamento, acompanhando cargas;
5.1- Sobre as "instruções adequadas" para expedidores de baterias conforme Seção II
Diferente de outros artigos perigosos, os quais Colaboradores dos expedidores precisam de treinamento formal em artigos perigosos para a preparação das remessas, a Seção II das instruções de embalagem de baterias de lítio, 966, 967, 969 e 970, e as instruções de embalagem de íon de sódio 977 e 978, incluem um requisito para "o fornecimento de instruções adequadas”. As instruções de embalagem não definem ou descrevem o que é considerado como "instrução adequada”.
Desta forma, no mínimo, o empregador deve considerar as instruções a seguir como adequadas para a preparação das remessas enquadradas na Seção II:
- Classificação das baterias de íon de lítio ou sódio que estão sendo transportadas.
- Documentação dos procedimentos aplicados às baterias de lítio e sódio que estão sendo transportadas.
- Instruções de trabalho escritas ou outra documentação, incluindo controles automatizados.
- Revisão e compreensão dos procedimentos documentados, conforme aplicável à função de trabalho.
- Registros de instrução, incluindo data para todos os funcionários.
- Instruções de atualização fornecidas, no mínimo, a cada dois anos ou quando as instruções documentadas forem revisadas ou os regulamentos forem alterados. Logística reversa, incluindo o modo de transporte e as proibições aplicáveis.
Atenção!
- Regras do Serviço
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- Cargas classificadas como artigos perigosos deverão ser despachadas e retiradas nas lojas GOLLOG
- O oferecimento do serviço de transporte de artigos perigosos é exclusivo a expedidores/ remetentes Pessoas Jurídicas
- A preparação do transporte (incluindo documentação e embalagem) de cargas que contenham artigos perigosos deverá seguir as regras definidas pela IATA e pela ANAC e ser realizada por expedidores habilitados
- A GOLLOG poderá restringir o aceite ou cancelar o serviço contratado, caso a carga não esteja de acordo com as regras da IATA, ANAC e/ ou procedimentos internos GOLLOG
- Caso deseje obter mais informações, acesse a página Condições Gerais de Transporte
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Respondemos as dúvidas mais frequentes dos usuários de nossos serviços e compilamos nesta página para que você não fique sem respostas.
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